domingo, 3 de janeiro de 2010

"O Último Ano em Luanda"

O título deste post não se refere a uma reflexão do ano que ora findou, nem ao meu último ano na capital angolana, que não sei quando será, porquanto o futuro é sempre incerto.

Refere-se, isso sim, ao título de um livro da autoria do escritor e jornalista português Tiago Rebelo.
Foi o primeiro livro com uma vertente da História angolana que tive oportunidade de ler, sendo que a escrita, apesar de não ser sedutora, é simples e, passo a expressão, serve perfeitamente o papel do livro.

Trata-se de um romance que, aproveitando datas e factos históricos, nos prende com a narrativa acerca de um casal português que vive em Luanda nos anos da guerra civil e da consequente descolonização e, outrossim, nos ensina mais um pouco sobre aqueles anos vermelhos de sangue e cinzentos de dúvidas e histórias mal explicadas que assolaram a História recente das Repúblicas Portuguesa e Angolana.




2 comentários:

  1. Prefiro "Os Cus de Judas" de António Lobo Antunes. Está lá tudo e muito mais do que se pode imaginar.

    ResponderEliminar
  2. Como não o fiz em momento oportuno, aqui fica o meu agradecimento pela sugestão do livro, sobre o qual já tive oportunidade de pesquisar, sugestão essa que aceito, pelo que fica a promessa de leitura do mesmo em breve.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar